Hipertensão arterial: saiba como prevenir

A hipertensão arterial é uma doença que ocorre quando as artérias se contraem e resistem à passagem do sangue, obrigando-o a fazer mais força que o normal para chegar aos órgãos. Uma pessoa saudável tem sua pressão considerada normal quando ela se mantém em 12 (máxima) por 8 (mínima). Para caracterizar a pressão alta, é preciso que repetidas aferições resultem em valores iguais ou acima de 14 por 9.

SAIBA MAIS: 5 motivos para ser Userfit

As causas da pressão alta têm origem, principalmente, em predisposições genéticas. Apesar disso, pode ser prevenida com a adoção de hábitos saudáveis, como redução no consumo de álcool e cigarro e a prática de atividades físicas.

Os riscos de desenvolver a doença aumentam com a idade, mas ela também pode se manifestar independente da faixa etária, sexo e raça. Conforme a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no mínimo, 25% da população brasileira é atingida por essa enfermidade. Em pessoas acima dos 60 anos, este número aumenta para 50%.

Por isso, durante toda a vida, o ideal é adotar um estilo de vida mais saudável e evitar que a pressão elevada também seja responsável por outros problemas, como 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

hipertensão arterial

A seguir, apresentamos algumas dicas úteis para adotar no dia a dia e manter a pressão controlada.

Pratique atividades físicas

Escolher um profissional qualificado para orientar a prática de exercícios garante mais qualidade de vida e evita que a hipertensão se manifeste. Exercitar-se durante 30 minutos, cinco vezes por semana já é suficiente para melhorar o condicionamento físico e manter os organismo saudável.

SAIBA MAIS: Descubra 5 vantagens de ter um bom instrutor

Hidrate-se

Manter o corpo hidratado é uma dica que vale para todas as pessoas. A água ajuda no funcionamento do organismo, evita o ressecamento da pele e auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes. Sucos naturais, chás, e água de coco são ótimas opções para variar os cardápio de líquidos.

hipertensão arterial

Reduza o sal e livre-se da hipertensão

O recomendado é que a ingestão diária de sal não ultrapasse 5 gramas. Na prática, isso se traduz em, no máximo, três colheres de café rasas. Exceder este consumo também pode ser a causa de outras doenças como pedras nos rins e insuficiência renal. Também pode agravar casos de osteoporose e acelerar o envelhecimento.

SAIBA MAIS: Comer bem: 7 dicas para driblar a correria

Procure um profissional

Também  é preciso contar com a orientação de um nutricionista qualificado para garantir uma alimentação adequada. A ingestão correta de nutrientes, vitaminas e minerais aumenta a imunidade e evita o surgimento de outras doenças.

Nenhum comentário

Deixe um comentário