6 mitos e verdades sobre pilates

Além de melhorar a qualidade de vida, o pilates é uma técnica bastante recomendada por médicos e fisioterapeutas para reabilitação, tratamento de doenças e lesões. Ao permitir o controle consciente de todos os nossos músculos, melhora postura, equilíbrio, concentração, respiração e alinhamento dos ossos.

Mesmo com tantos benefícios, o pilates ainda desperta muitas dúvidas em quem pratica ou pretende adotar a modalidade como atividade física. Por isso, engana-se quem pensa que o método é leve, exclusivo de mulheres, serve apenas para emagrecer ou é a mesma coisa que ioga. Foi pensando nisso que preparamos uma lista com os seis principais mitos e verdades sobre o método.

SAIBA MAIS: Descubra o que é ser Userfit

1 – Pilates é muito fácil

Mito. No início os exercícios podem até parecer mais leves, mas com o passar do tempo e a prática constante, a exigência e o nível de esforço crescem. A técnica é adaptada para diferentes perfis de alunos para oferecer benefícios desde os sedentários até quem pratica atividades físicas diariamente.

mitos-e-verdades-pilates-2

2 – Pilates é igual a ioga

Mito. As duas técnica exigem concentração e consciência corporal, porém, são atividades completamente diferentes. Enquanto o pilates tem foco no fortalecimento da musculatura, realinhamento postural e condicionamento físico, a ioga busca a harmonia corporal, mental e espiritual.

PROFISSIONAL: FAÇA SEU CADASTRO USERFIT AGORA

3 – Pilates é ideal para emagrecer

Mito. Uma das principais finalidades do pilates é aumentar a qualidade de vida de quem o pratica. Se praticado isoladamente, irá aumentar o condicionamento físico e mental, sem interferir diretamente na perda de gordura. No entanto, quando associado a uma dieta equilibrada e outras atividades físicas, pode influenciar no emagrecimento.

ESTABELECIMENTO: FAÇA SEU CADASTRO USERFIT AGORA

4 – É indicado para gestantes

Verdade. Durante a gestação o pilates auxilia na correção postural da mulher, alterada para acomodar melhor o bebê. Além disso, ameniza a sobrecarga da coluna e ajuda a reduzir a retenção de líquidos. Os exercícios para o assoalho pélvico, específicos da modalidade, também são ótimos para quem opta pelo parto normal.

mitos-e-verdades-pilates3

5 – Pilates é só para idosos

Mito. Este é um método empregado tanto para melhorar a saúde física quanto mental e, por isso, pode ser praticado por pessoas em várias faixas etárias. Como é uma atividade de baixo impacto e feita sob supervisão, traz grandes benefícios para os idosos. Entre eles, o aumento da mobilidade nas articulações, redução no risco de quedas e melhor coordenação motora.

SAIBA MAIS: Transforme gordura em massa magra

6 – Melhora a postura

Verdade. Como trabalha o aumento da resistência, flexibilidade muscular e mobilidade articular, o método reorganiza o desequilíbrio e devolve a harmonia corporal. Consequentemente, estes benefícios levam ao ganho de consciência corporal e melhora da postura.

Além dos inúmeros benefícios que o pilates oferece, a técnica pode ser adaptada às necessidades de quem o pratica. Contar com um profissional capacitado é essencial para que sua eficácia seja garantida. Só um especialista poderá adequar e corrigir os exercícios conforme os objetivos de cada aluno.

Nenhum comentário

Deixe um comentário