10 Erros após ir ao Nutricionista

Conheça os 10 erros após ir ao Nutricionista que as pessoas mais cometem. Veja se você se identifica e o que deve fazer!

SAIBA MAIS: Carboidratos engordam?

As pessoas tendem a pensar que basta ir ao nutricionista que seus resultados aparecerão como mágica. Porém muitas cometem erros comuns, bem como estes 10 erros após ir ao Nutricionista que estão listados abaixo.

1. Colocar o plano alimentar na gaveta

Primeiramente, a pessoa vai na nutri, chega em casa e põe o plano na gaveta. Segue fazendo o que fazia antes. Ou pior, faz adaptações desastrosas ao plano, achando que não tem problema porque afinal sempre comeu ou bebeu isso ou aquilo.

Dica: Na hora que a Nutri estiver revisando o plano com você, abra seu coração para que o plano fique o mais próximo possível da sua realidade.

2. Estar despreparado para situações de dificuldade

Não vamos nos isolar para conseguir controlar a alimentação, certo? Os eventos sociais continuarão existindo e você deve continuar frequentando-os, porém precisa refletir sobre o que realmente importa na sua vida. Nosso cérebro não vê prazer a médio e longo prazo. Estamos habituados a querer somente o prazer imediato a que estamos acostumados.

Por isso se você não se esforçar diariamente para mudar seu mindset, ficará bastante difícil a mudança de hábitos a médio e longo prazo. Este é um dos principais motivos pelos quais as pessoas não conseguem manter seus resultados e voltam a engordar.

3. Achar que comida boa é apenas fast food ou similares

Felizmente hoje temos excelentes restaurantes, opções de comidas saudáveis, livres de contaminantes e muito saborosas. Não desista!

Talvez tenha faltado a orientação correta e você esteja traumatizado. Garanto que comer de forma saudável é muito mais gostoso!

Troque a fast food por uma comida saudável
Troque fast food por comidas saudáveis e saborosas

4. Ter dificuldade em escolher o que comer em eventos sociais

Acha que deve comer porque todo mundo está comendo. Aqui falta consciência, reflexão sobre o que é importante de verdade pra você.

Falta entender como está sua alimentação e sua saúde de modo geral, de forma que alimentação livre faz parte de todo plano alimentar, desde que feita com sabedoria nas escolhas quanto ao tipo de comida e quanto à quantidade. Um profissional pode te ajudar nisso.

5. Ser mimado

Sim! Chega no consultório falando que não adianta e que não consegue ficar sem tal alimento. Que não adianta, não vai conseguir, tentando intimidar ou desafiar o profissional.

Falo carinhosamente, as vezes nos apegamos a certas crenças limitantes que nos impedem de prosperar. Faça uma análise, se este habito  te traz mais benefícios ou prejuízos. Você certamente sabe a resposta.

6. Ter excesso de confiança

É quando se tem um excelente resultado num primeiro momento e cai naquele erro, muitas vezes inconsciente de que emagrecer é fácil e que agora pode voltar a “comer o que gosta”.

É um sabotador bem comum, entretanto com algumas técnicas podemos nos tornar mais conscientes deste comportamento e não sofrer com isso.

7. Não pensar a longo prazo

Emagrecer 20 kg é tratamento, em geral, para um ano inteiro. Além disso, a nutrição está instrumentalizada para isso. Podemos praticar o que chamamos de periodização nutricional para evitar que a perda de peso estacione.

Não será em uma ou duas consultas que a questão será resolvida. Para o sucesso profissional, por exemplo, precisamos investir tempo. Da mesma forma precisamos de tempo para emagrecer.

8. Esquecer da manutenção do peso

Após o emagrecimento e atingir o peso tão sonhado é preciso pensar em manutenção e reforçar os hábitos aprendidos para não voltar para o corpo antigo.

Portanto isso também requer tempo, dedicação e comprometimento.

9. Não retomar o plano após um episódio de alimentação livre

Aqui é aquele paciente que vai bem com sua alimentação e de repente vai a um aniversário e consome alguns alimentos que precisaria evitar. Algumas pessoas, após um evento deste, acabam achando que está tudo perdido e que são fracassadas. Dessa forma, pensam que não conseguirão levar nada adiante e se sentem bastante frustradas.

Calma! Não seja tão rigoroso com você! Nada na vida é perfeito, inclusive nem mesmo eu ou você! Assim que ocorrer um episódio desses, simplesmente retome seu plano na próxima refeição. Simples assim.

10. Desistir

Este é o caso do paciente que não conseguiu retomar após alguma dificuldade. Daí esta pessoa ficará longo tempo se contando algumas historinhas, se iludindo ou se culpando, até ter coragem para ir novamente em um nutricionista.

Olha quanto tempo perdido! Além disso a nutricionista não está no consultório esperando pessoas com o peso ideal e que conseguem se sair bem em todas as situações. Escolhemos esta profissão, estudamos e nos especializamos para atender pessoas de verdade como você, que tenta, erra, cai, tenta de novo….. como qualquer ser humano.

Logo, deixe esses pensamentos pra lá e não descanse enquanto não atingir seus objetivos.

Nunca desista!
Nunca desista!

Assim, se identificou com algum desses 10 erros após ir ao Nutricionista? Agora você já sabe o que fazer!

Super beijo!

Esse texto foi escrito pela Nutricionista Quênia de Carvalho, Emagrecimento com abordagem comportamental, CRN-RS 5357, e você a encontra no aplicativo Userfit! Baixe o APP, disponível para iOS e Android.

10 Erros após ir ao Nutricionista
Encontre a Profissional Quênia
no APP Userfit

Post Tags:

1 Comment

  • Leandra Waihrich
    24 de julho de 2019 at 19:25

    Parabéns Quenia! Ótimas dicas para refletir e focar nas nossa metas pessoais! 😘😘😘😘😘

Deixe um comentário